1 CAPA
2 SUMÁRIO
4 PONTO DE VISTA
Dos acontecimentos, análise tão atual, que nem parece ter sido feita há 32 anos
6 PÁGINA MARIANA
Analogias e conjecturas sobre duas pinturas de Nossa Senhora invocadas como Mãe do Bom Conselho
9 BREVES RELIGIOSAS
10 REALIDADE CONCISAMENTE
12 COMENTÁRIOS DOS LEITORES
14 PALAVRA DO SACERDOTE
Não há algo de errado no significado que certos padres estão dando à palavra Páscoa?
17 INTERNACIONAL – I
Teoria da Guerra Justa justifica a resistência ucraniana contra a injusta invasão russa
20 INTERNACIONAL – II
Na guerra entre governos, sobrepõem-se em primeiro lugar os direitos de Deus
23 BRASIL REAL
24 SOS FAMÍLIA
A influencer católica Conchita Fuentes fala sobre o sacramento do matrimônio
26 CAPA – I
Santo Sudário: Realeza de Jesus, por natureza e por direito de conquista. Um Rei legítimo.
33 CAPA – II
Santo Sudário: Novas descobertas científicas comprovam a realeza de Jesus, príncipe da casa real
38 CAPA – III
Santo Sudário: Cientistas convertem-se analisando a Sagrada Mortalha de Nosso Senhor
42 VIDAS DE SANTOS
Santo Isidoro de Sevilha, o homem mais douto de seu tempo, um dos pais da Idade Média
46 SANTOS E FESTAS DO MÊS
48 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA
XX Simpósio da Associação dos Fundadores e do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
XXV Simpósio de Estudos e Ação Contra-Revolucionária nos dias do Carnaval
52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
Numa imagem, um escultor expressou a alma e o padecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo
José de Arimatéia, com ajuda de alguns outros, retirou o Corpo de Jesus da Cruz e "envolveu-o num pano de linho e colocou-o num sepulcro, escavado na rocha" (cfr. São Lucas 23 50-53).
O referido "pano de linho" é o lençol — de aproximadamente 4,40 metros de comprimento por 1,10 metro de largura — que conhecemos como o Santo Sudário de Turim, a relíquia mais analisada, em toda a história da humanidade, por historiadores, teólogos e cientistas de vários países.
Diversos e sérios estudos científicos e laboratoriais, inclusive da NASA, comprovam a veracidade do Sudário. Entretanto, a fim de contradizê-los, alguns cientistas fizeram em 1988 testes de datação por meio do Carbono-14, e disseram que o linho era do século XIII ou XIV. Portanto seria falso afirmar que o "Sudário" (ou mortalha) envolvera o Corpo de Jesus. Posteriormente reconheceram seus equívocos, pois tinham analisado apenas minúsculos fragmentos do tecido contaminados por materiais daquele período medieval. O que foi confirmado pela generalidade da comunidade científica internacional, conferindo ao Carbono-14 uma "certeza" de apenas 5%...
Estudiosos comprovaram que a hipótese de uma falsificação é impossível e que as marcas no tecido são autenticamente de um homem do primeiro século, que media 1,83 metros e que sofrera torturas no corpo inteiro e fora crucificado. Outros ainda fizeram análises e mostraram que há no tecido restos de pólen originários da Palestina e do tempo de Nosso Senhor.
Mencionamos apenas algumas das provas, mas ficou tudo comprovadíssimo, muito além do que qualquer cientista poderia imaginar, que o Santo Sudário é uma imagem de Jesus Cristo com os traços detalhados de seus sofrimentos durante a Paixão, como a flagelação, a coroação de espinhos e a crucifixão, e que com a Ressurreição sua sacrossanta figura ficou impressa no tecido. Tudo confirmando as narrações dos Evangelhos e a nossa Fé.
Estas e outras considerações são desenvolvidas na presente matéria de capa, composta por três artigos de colaboradores de Catolicismo. Com ela, nosso intento é auxiliar os leitores a meditarem melhor os passos da Paixão do nosso Divino Redentor nos dias da Semana Santa, especialmente considerando sua Realeza — por natureza e por direito de conquista —, como vemos na sua Sagrada Mortalha que é venerada em Turim.