VIVA CRISTO, REI! - Jovem engenheiro mexicano, mártir do comunismo, autêntico modelo de herói católico: Luís Segura Vilchis.
“Viva Cristo, Rei!”. Tal era o brado que, nos anos 20, abria as portas do Céu e da glória eterna para muitos dos mártires durante a resistência católica no México.
Os mártires cristeros, que participaram heroicamente de tal resistência, bradavam-no ao serem fuzilados pelo regime comunista contra o qual lutavam: um regime tirânico, que fechou as igrejas, perseguiu a Religião católica e semeou a desgraça sobre a Nação amada por Nossa Senhora de Guadalupe.
Luís Segura Vilchis [o jovem que aparece nas fotografias deste artigo] não foi submetido a um julgamento. Sem qualquer aviso prévio, foi ele retirado do cárcere para enfrentar o pelotão de fuzilamento. Esse jovem também deu aquele glorioso brado, quando foi alvejado pelos tiros de seus executores. Contra ele fora lançada a acusação de conspirar contra a vida do ímpio ditador Álvaro Obregón [um dos principais chefes anticatólicos do México].
...
Quer ler o artigo completo?
Assine a Revista Catolicismo e tenha acesso a todos os artigos e edições exclusivas.
Artigos Relacionados
Capa
VIII CENTENÁRIO DO FALECIMENTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, “UM OUTRO CRISTO”
Thomás de Celano, Boaventura e outros escritores celebram São Francisco de Assis como o “Poverello” que, ao viver na pobreza e abraçar a Cruz, tornou‑se um “Outro Cristo” para a Igreja, sustentando‑a quando esta parecia à beira do colapso. Sua vida, marcada por revelações, estigmas e a fundação dos Frades Menores, exemplifica a união entre alegria, humildade e profunda devoção à Eucaristia, inspirando também a criação da Ordem Terceira e das Clarissas. O santo buscou converter os infiéis, enfrentou inúmeras dificuldades nas viagens ao Oriente e, ao instituir o primeiro presépio em Greccio, eternizou a simplicidade e a compaixão cristãs. Assim, a memória de Francisco, celebrada em 4 de outubro, continua a iluminar a fé, a caridade e a missão da Igreja universal.
Capa
O Homem da Cruz que deteve a marcha do neopaganismo renascentista
Oitocentos anos após sua morte, São Francisco de Assis permanece como modelo de amor à Cruz, pureza e desapego, oferecendo ao mundo contemporâneo a necessidade de superar orgulho, sensualidade e a escravidão dos bens materiais. Conforme as conferências de Plínio Corrêa de Oliveira, sua força interior, a “ação contra‑revolucionária preventiva”, e a união da humildade com a firmeza transformaram a Cristandade do século XIII e ainda inspiram a luta contra as mesmas tentações atuais. Assim, o legado franciscano convida a reencontrar o espírito da pobreza voluntária, a devoção à Imaculada Conceição e a coragem de seguir a vocação divina, mesmo quando poucos e desprezados.
Capa
ADVERTÊNCIA DA VIRGEM MARIA AO BRASIL
Há 90 anos, por ocasião de suas aparições em Cimbres, no estado de Pernambuco, Nossa Senhora nos advertiu e preveniu misericordiosamente contra os perigos do sistema comunista ameaçando o Brasil. Há pesquisadores do acontecimento para os quais Cimbres é a “Fátima brasileira”.
Capa
CRISTEROS - EXEMPLAR EPOPEIA DE GUERRA JUSTA
O artigo relembra a Cristiada, revolta católica mexicana iniciada em 1926 contra a perseguição anticlerical e socialista do governo de Plutarco Elías Calles. Os Cristeros, organizados por associações católicas, defenderam a liberdade religiosa primeiro por meio da propaganda e do boicote, e depois pela resistência armada. Inspirados pelo Sagrado Coração de Jesus e pelo reinado social de Cristo, lutaram sob os brados “Viva Cristo Rei!” e “Viva Nossa Senhora de Guadalupe!”. Apesar de vitórias militares e numerosos atos de heroísmo e martírio, a revolta terminou com acordos desfavoráveis e novas perseguições aos católicos. O texto conclui que, mesmo aparentemente derrotados, os Cristeros deixaram um exemplo duradouro de fé, coragem e defesa da Igreja.