Tentando explicar a crise sobre a GROENLÂNDIA
Internacional

Tentando explicar a crise sobre a GROENLÂNDIA

John Horvat As ameaças do governo Trump de tomar posse da Groenlândia não fazem sentido. Seja por pressão ou invasão, a aquisição da ilha (território da Dinamarca) pouco povoada seria um ato brutal de agressão, moralmente injustificável. É verdade que a região do Ártico é um local de crescente importância estratégica. No entanto, não se trata de uma emergência de segurança nacional. Não há motivo para invadir ou forçar uma venda.
John Horvat

Os benefícios de não invadir

O que torna a insistência em possuir a Groenlândia ainda mais intrigante é o fato de o governo da ilha estar mais disposto do que nunca a trabalhar da melhor maneira possível para promover os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos.

Essa cooperação livre e de boa vontade permitiria aos Estados Unidos utilizar diversas bases militares sem conflitos. A ilha, do tamanho do Meio-Oeste americano, já possui excelentes órgãos governamentais e uma boa estrutura, embora limitada. A população é muito receptiva a negócios estrangeiros, o que poderia facilitar oportunidades de mineração.

...

Acesso Gratuito Disponível

Este artigo está disponível gratuitamente para todos os usuários cadastrados. Faça login para ler o conteúdo completo.

Artigos Relacionados

RÚSSIA-UCRÂNIA: O DILEMA DO OCIDENTE Internacional

RÚSSIA-UCRÂNIA: O DILEMA DO OCIDENTE

A Correspondência Romana já havia desmentido, em 2022, a ideia de que a guerra entre Rússia e Ucrânia seria uma armadilha da CIA e da OTAN, apontando, com base no estudo do professor Aldo Giannuli, os erros de inteligência que impediram a previsão correta do conflito. Quatro anos depois, Shaun Walker corroborou essa visão ao mostrar, em extensa pesquisa, que até o fim de 2021 a maioria dos governos europeus e ucranianos considerava improvável uma invasão em grande escala, apesar dos alertas da CIA e do MI6. A realidade acabou por contrariar as expectativas: a Ucrânia resistiu, o Ocidente intensificou sanções e apoio militar, enquanto a Rússia viu seu plano de vitória rápida frustrado, criando um impasse onde nenhum dos lados pode aceitar derrota completa. Esse dilema estratégico obriga o Ocidente a equilibrar o apoio suficiente à Ucrânia para impedir a vitória russa sem provocar uma escalada descontrolada, mantendo a estabilidade da Europa em risco.

Roberto de Mattei •
AMÉRICA LATINA                      Rejeição continental aos candidatos de esquerda Internacional

AMÉRICA LATINA Rejeição continental aos candidatos de esquerda

Lautaro Carmona, presidente do PC Chile, elogiou Fidel Castro em visita a Cuba, mas alertou que a expansão da extrema‑direita representa o maior perigo para a humanidade. Ele citou a sucessão de vitórias eleitorais de candidatos de direita – Milei na Argentina, Kast no Chile, Fernández na Costa Rica, entre outros – que demonstram uma guinada continental contra a esquerda. Essa tendência, impulsionada por protestos contra insegurança, corrupção e políticas populistas, coloca em xeque o futuro da esquerda na América Latina.

Juan Antonio Montes •
Cria corvos e eles te arrancarão os olhos Internacional

Cria corvos e eles te arrancarão os olhos

Ortega anunciou que não haverá mais eleições, convertendo a Nicarágua em uma ditadura ad personam ao lado de sua esposa Rosario Murillo. O regime sandinista surgiu da aliança entre a Teologia da Libertação, as Comunidades Eclesiais de Base e a FSLN, que derrubou Somoza em 1979. Nos anos 80 a Igreja católica apoiou o governo, colocando sacerdotes em ministérios, mas a esperança acabou quando o sandinismo se tornou autoritário. Desde 2006 Ortega consolidou o poder, suprimindo opositores, prendendo líderes e perseguindo a própria Igreja que antes ajudou a subir. O texto aponta que a Igreja ainda não fez um “mea culpa” pelos erros de ter apoiado a revolução que hoje a persegue.

Julio Loredo •
Duas opções: o “Dia D” e o Sagrado Coração de Jesus Internacional

Duas opções: o “Dia D” e o Sagrado Coração de Jesus

“Dia D” (Disclosure Day – “Dia da Revelação”) é o nome do recente filme de Steven Spielberg. Trata do dia em que o gênero humano fica sabendo que não se encontra sozinho no universo, pois, segundo o enredo, há uma vida extraterrestre e se recomenda ouvir a revelação dos ETs. Entretanto, para um católico a solução para o mundo está em ouvir a revelação do Sagrado Coração de Jesus.

John Horvat •