As verdadeiras causas da guerra e a única condição para a paz
As verdadeiras causas da guerra e a única condição para a paz
Roberto de Mattei
...
Quer ler o artigo completo?
Assine a Revista Catolicismo e tenha acesso a todos os artigos e edições exclusivas.
Artigos Relacionados
Internacional
“Falcões” e “pombos” na turbulência Internacional
O texto contrapõe “falcões” e “pombos” desde a Guerra Fria: os primeiros veem a paz garantida pela força e dissuasão, os segundos pela distensão, diálogo e convergência global. Mostra como, na prática, a política pacifista ocidental desarmou psicologicamente o público diante do expansionismo comunista (URSS e depois China), enquanto a linha dura de Reagan foi decisiva para o colapso soviético. Atualiza o quadro com 11 de Setembro, Covid, guerra na Ucrânia, ataques do Irã via Hamas e o retorno da “linha dura” com Trump e Netanyahu, vistos pela mídia pacifista como ameaças. Conclui, à luz de Plinio Corrêa de Oliveira, que a obstinação “dos pombos” historicamente favorece os agressores e pode repetir os erros que levaram ao Terror de 1789.
Internacional
Tentando explicar a crise sobre a GROENLÂNDIA
John Horvat As ameaças do governo Trump de tomar posse da Groenlândia não fazem sentido. Seja por pressão ou invasão, a aquisição da ilha (território da Dinamarca) pouco povoada seria um ato brutal de agressão, moralmente injustificável. É verdade que a região do Ártico é um local de crescente importância estratégica. No entanto, não se trata de uma emergência de segurança nacional. Não há motivo para invadir ou forçar uma venda.
Internacional
Comunismo e anticomunismo em uma hora decisiva da História
Momentos decisivos da História são marcados por divisões religiosas e culturais. A teologia da história de Santo Agostinho oferece chave para interpretar crises como reflexo de tensões entre visões de mundo. Após 1991, o comunismo desapareceu da vista como rio cárstico, ressurgindo através do Foro de São Paulo (1990) e do bolivarianismo de Hugo Chávez na Venezuela. Nicolás Maduro radicalizou o legado chavista, transformando a Venezuela em laboratório de socialismo sustentado por repressão e manipulação eleitoral.